Ouça ao vivo

Prefeito de Nova Odessa defende barragens na região

Para o prefeito de Nova Odessa e presidente do Consórcio PCJ, Benjamin Bill Vieira, do PSDB, os questionamentos sobre a construção das barragens de Pedreira e Amparo não levam em conta o tipo e a importância das duas obras.

Os empreendimentos geraram discussões após o rompimento da barragem de rejeitos em Brumadinho, Minas Gerais, em janeiro. A de Pedreira, inclusive, foi embargada pelo prefeito da cidade, Hamilton Bernardes, do PSB, em fevereiro.

Entre os argumentos para o decreto, estava a preocupação do Executivo Municipal e da população com uma possível tragédia. Mas para Bill, além de importantes para a região, os reservatórios são diferentes do que se rompeu.

O embargo em Pedreira gerou outras reações. O secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, que responde pela construção, por exemplo, saiu em defesa do empreendimento e garantiu a segurança.

Apesar do decreto, as obras do Departamento de Água e Energia Elétrica foram retomadas em março. Para o DAEE, o município não tem poder de veto. A Prefeitura, porém, promete enviar uma representação ao Ministério Público.

Enquanto a questão deve ser levada à Justiça, o prefeito de Nova Odessa e presidente do Consórcio das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, Benjamin Vieira, insiste nos argumentos de que as obras são fundamentais.

Ao contrário de Pedreira, a represa de Amparo não deve sofrer embargo. A garantia é do prefeito, Luiz Jacob, do PSDB. Os trabalhos na cidade ainda não começaram, pois aguardam a licença emitida pela Agencia Nacional de Águas.

O Chefe do Executivo explicou que acompanha o desenvolvimento do projeto do Governo do Estado e diz que confia nas justificativas de garantias de segurança hídrica para uma população estimada em cinco milhões de habitantes da região.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.