Ouça ao vivo

Prefeitura e ACIC debatem relação comercial do pequeno empresário de Campinas com a China

Foto: Valéria Hein

Considerado o principal parceiro comercial do Brasil e em franca ascensão econômica, a China foi tema de um evento gratuito voltado para os micros, pequenos e médios empresários de Campinas na manhã desta terça-feira.

A intenção, de acordo com o secretário municipal de desenvolvimento econômico, social e de turismo, André Von Zuben, foi preparar esse empreendedor para fazer bons negócios com a China.

As palestras trataram de temas como logística, participação em feiras de negócios na China e preparação de uma empresa para nível internacional. Existem maneiras, por exemplo, para o pequeno empresário encarar com mais tranquilidade o pesada carga tributária brasileira.

Entender a dinâmica de funcionamento do Porto Seco está estre as dicas de um dos palestrantes, Herbert Tomazella, gerente geral de desenvolvimento de negócios de uma empresa de infraestrutura e serviços logísticos no Brasil.

Segundo ele, essa modalidade de operação junto à Receita Federal, assim como o Porto Molhado, que é aonde o navio chega, tem seu regime aduaneiro específico e é chamado de porto seco por estar mais perto do mercado consumidor, como em Campinas, que tem o seu Porto Seco.

Uma das participações mais importantes do encontro foi o Conselheiro Comercial do Consulado da China, HE JUN. De acordo com o Cônsul, a China foi o principal destino das exportações brasileiras em 2018, somando US$ 64,2 bilhões em produtos exportados. A iniciativa é da Prefeitura de Campinas, com apoio da ACIC, que organizou um painel sobre Competitividade e Negócios.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.