Ouça ao vivo

Região de Campinas tem a pior geração de empregos em bimestre dos últimos sete anos

(Foto: Arquivo)

Dados divulgados pelo Ciesp-SP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) apontam que a indústria na região de Campinas teve a pior geração de emprego em um primeiro bimestre nos últimos sete anos. Ao todo, foram 400 vagas, número mais alto desde 2012, quando houve a demissão de 750 pessoas.

O economista Fabiano Bellati comentou que, apesar da expectativa de um início de 2019 melhor, na prática, a economia se mostrou diferente. Mesmo com a tendência de alta no ano passado, o primeiro bimestre deste ano não manteve o crescimento.

Para ele, um dos fatores mais importantes, é que o Governo Federal abra créditos, a baixo custo, à indústria e comércio para que possam investir e abrir vagas de emprego.

O economista criticou a carga tributária que o brasileiro paga todos os anos. Para Bellati, quando menos imposto, maior é a capacidade da empresa em fazer investimentos e  contratações, gerando renda e oportunidades. Segundo ele, quanto mais o poder público, seja estado ou prefeitura, reduzir o poder econômico das famílias, maior será o número de pessoas nas escolas públicas, utilizando o SUS e buscando os serviços públicos.

Ainda de acordo com as informações do Ciesp, no acumulado dos últimos 12 meses, na região de Campinas, o cenário também é negativo, com 900 vagas fechadas.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.