Ouça ao vivo

Bagagens de mão acima do limite estão sendo barradas em Viracopos

Foto : Flávio Botelho/ Arquivo CBN

As bagagens de mão que não se enquadram nas medidas especificadas pela Associação Internacional de Transporte Aéreo, estão sendo barradas nos balcões de checkin dos principais Aeroportos brasileiros, entre eles o Internacional de Viracopos, de Campinas.

De acordo com o presidente da ABEAR, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas, Eduardo Sanovicz, atualmente uma média de 8 a 10% dos passageiros aeroportuários não cumprem a regra.  No último dia 10 de abril, a Associação iniciou uma campanha de orientação destinada aos passageiros em voos domésticos, sobre a utilização da bagagem de mão com o objetivo de agilizar o fluxo nas áreas de embarque.

As malas fora do padrão estão sendo despachadas nos check-ins das companhias aéreas, e sujeitas a cobranças de acordo com o tipo de franquia contratado para a viagem.

O engenheiro Homioshi Sassaki concorda plenamente com as regras, pois, segundo ele isso vai evitar transtornos aos próprios passageiros. Já o projetista mecânico Sthevam Moura, foi informado sobre as regras e comprou uma mala dentro das especificações para evitar ter que pagar a mais pelo despacho na hora do embarque.

Pelas normas estabelecidas a bagagem de mão deve ter 55 centímetros de altura x 35 centímetros de largura e 25 centímetros de profundidade. As medidas seguem recomendações da Associação Internacional de Transporte Aéreo , para melhor acomodação, conforto e segurança.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.