Ouça ao vivo

Câmara vai propor mudanças no regimento em maio

Foto: Divulgação/ Câmara de Campinas

A formação de quatro grupos de trabalho na Câmara de Campinas vai resultar em documentos com propostas de alterações no Regimento Interno da Casa. A previsão é que os resultados sejam apresentados até meados de maio. Nesse período, os vereadores vão debater a adoção das emendas impositivas e do tempo de liderança da minoria, assim como a formação do colégio de líderes e também as mudanças de horário e formato das reuniões ordinárias.

O presidente da Mesa Diretora, Marcos Bernardelli, do PSDB, explica que todos os assuntos são demandas antigas dos membros do Legislativo e que os trabalhos seguirão o trâmite protocolar, dependendo do que for proposto. Ainda segundo Bernardelli, a mudança mais cobrada é a das emendas impositivas, que permite que os parlamentares façam emendas destinando um percentual do orçamento para obras ou ações determinadas por eles.

Gustavo Petta, do PCdoB, é um dos cinco membros do grupo que discute o tema. Ele cita exemplos pelo Brasil para defender que a alteração torna mais direta a participação dos vereadores diante dos pedidos da população.

Já Carlão do PT, que integra o bloco que estuda o tempo de liderança de minoria, acredita que a medida é democrática, já que definiria um líder que teria os mesmos direitos e deveres do líder de governo e da maioria.

Paulo Haddad, do Cidadania, compõe o grupo sobre o colégio de líderes, que seria formado pelos líderes de partidos do governo, da minoria e ainda dos blocos parlamentares. A ideia é buscar consenso e celeridade às reuniões.

Já a mudança dos horários das reuniões mantém as sessões às segundas e quartas, com pequeno expediente das 16h às 17h, o grande expediente das 17h às 18h, intervalo de 15 minutos e ordem do dia com duração de até 2h45.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.