Ouça ao vivo

Campanha de vacinação contra a gripe começa com tranquilidade nos postos de saúde de Campinas

Foto: Flávio Botelho
Foto: Flávio Botelho

Começou nesta quarta-feira, a Campanha de Vacinação Nacional contra a gripe. O objetivo preconizado pelo Ministério da Saúde é imunizar 90% das pessoas classificadas como público-alvo.

Entre elas estão as crianças de 6 meses até seis anos, gestantes, puérperas, idosos, professores, trabalhadores de saúde, população carcerária e funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Nos centros de saúde de Campinas, visitados pela reportagem, a situação foi bem tranquila.  Nesta primeira etapa da campanha , até o dia 20 de abril serão imunizadas as crianças, gestantes e mães que deram a luz até 45 dias. A dona de casa Andreia Santos, que mora na Vila Ype , está neste grupo e explicou que tomou a dose para garantir a sua segurança e também a do filho recém nascido.

Segundo a Coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde de Campinas, Gabriela Marchesi, as mães  puérperas, tomando a dose da vacina protegem o bebê através do leite materno.  Ela faz questão de frisar que a vacina contra o vírus influenza é totalmente segura.

A dona de casa Terezinha Ferreira aproveitou o primeiro dia da campanha para levar o neto ao Centro de Saúde da região central para garantir a imunização.

A partir do dia 22 de abril até o dia 31 de maio a vacinação contra a influenza ocorrerá para todos os integrantes dos grupos de risco.

A estimativa em Campinas é imunizar uma população estimada em cerca de 345 mil pessoas classificadas como público-alvo no município.

O dia D da campanha ocorrerá no dia 4 de maio e os locais ainda não foram divulgados.

No ano passado 13 pessoas morreram de Gripe em Campinas, sendo seis por H3N2, seis por H1N1 e uma por gripe A, não subtipada. Em todos os casos, as pessoas eram dos grupos de risco e não haviam se vacinado.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.