Ouça ao vivo

A renovação estética do Clube da Esquina

Eles poderiam ter seguido a  Bossa Nova ou Tropicália, e com justiça, pois foram movimentos de grande relevância . Porém  eles partiram para  um outro caminho. Fora do eixo Rio, São Paulo um grupo de amigos de Minas Gerais propôs  uma nova estética musical,  através do projeto intitulado Clube da Esquina.

O álbum duplo com 21 faixas foi  lançado em 1972. Gravado nos estúdios da EMI – Odeon, o Clube da Esquina conquistou reconhecimento aqui no Brasil e lá fora, por apresentar um alto nível técnico e acima de tudo belas canções . Pois o  time de jovens músicos que participou dessa produção trouxe uma nova concepção para a musica brasileira.

Nesse período Milton  Nascimento, ou Bituca,  era uma promessa , conhecido como aquele que gravou  a música  Travessia. E Após convencer os  diretores da gravadora sobre o novo projeto  , convidou o amigo Lo Borges de apenas 19 anos para gravação do álbum, bem como   outros amigos do clube.

O Lp Clube da Esquina trouxe uma grande variedade  sonora. Com inovações harmonias e rítmicas, do jazz de Toninho Horto a música  clássica de Wagner Tiso e sem deixar de fora o  rock progressivo de Beto Guedes.  E por influencia das cidades históricas  a música barroca também marcou presença.

As reuniões do clube  eram acaloradas tendo como base discussões sobre política e temas sócias, quase sempre liderada  por  Márcio Borges uma grande referência, e co autor de várias composições, ele também lançou em 2002 o livro Os sonhos  não envelhecem: histórias do clube da esquina.

E mergulhando no universo das palavras  outros dois ótimos letristas também merecem destaque Fernando Brant, parceiro de vários sucessos de Milton Nascimento e Ronaldo Bastos esse autor da letra   “Trem Azul “ que foi  inspirada em uma  a melodia apresentada  por Lô Borges.

Turma do Clube da Esquina

 

O nome clube surgiu  da forma como eles  trabalhavam, onde todos contribuíam com várias idéias tendo como objetivo final a música. E  a esquina  em questão é o cruzamento das ruas Divinópolis e Paraisópolis no bairro Santa Tereza em Belo Horizonte.

Em 1994 o lp Clube da Esquina foi remasterizado e lançado em cd com a supervisão de Milton Nascimento. E até hoje esse projeto é uma grande marca da música brasileira, pois além de ótimos arranjos e melodias envolventes o Clube da Esquina é uma celebração à amizade.

 

Acompanhe esta edição

entre em contato:

musicaecultura@cbncampinas.com.br

produção

Walmir Bortoletto

edição

Paulo Girardi

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.