Ouça ao vivo

Comerciantes de Campinas são favoráveis ao fim do uso de canudos plásticos

A Câmara de Campinas aprovou em primeira discussão nesta segunda-feira o projeto de lei que prevê o fim do uso de canudos plásticos e de imediato ganhou o apoio dos comerciantes da cidade. De autoria do vereador Rubens Gás, do PSC, a proposta proíbe o uso do material e obriga restaurantes, bares, lanchonetes, ambulantes e similares a usar e fornecer canudos de papel biodegradável ou reciclável aos consumidores. A medida está sendo tomada em vários países pelo mundo, devido à questão ambiental.

O plástico é um material que leva, em média, 400 anos para se decompor, enquanto o papel leva um tempo entre 3 e 6 meses. O acúmulo de resíduos plásticos já é uma realidade e coloca em risco a biodiversidade de todo o planeta. Após a aprovação da proposta na Câmara de Campinas, a reação dos comerciantes da cidade foi positiva. Eles entendem que o mundo passa por um momento em que medidas de preservação devem ser adotadas com urgência.

O professor aposentado do Instituo de Biologia da Unicamp, Edson Delattre, acredita que os impactos da proibição do uso de canudos plásticos será positivo. Ele afirma que já é hora do poder público tomar providências que busquem a preservação do meio ambiente. O projeto de lei que proíbe o uso de canudos plásticos em Campinas deverá ser votado em segunda discussão pelos vereadores de Campinas nos próximos dias e, se for aprovado, será encaminhado para a sanção ou veto do prefeito Jonas Donizette.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.