Ouça ao vivo

Consórcio PCJ defende represas de Pedreira e Amparo

Os desafios e soluções para a conservação dos recursos hídricos e o direito universal ao saneamento básico foram debatidos no 4º Encontro Regional do Projeto Gota d’Água, em Campinas. A iniciativa, do Consórcio PCJ, reuniu educadores, representantes de Meio Ambiente e Educação e gestores de saneamento e abastecimento de água do município e também de cidades vizinhas.

Durante o evento, a gerente técnica do Consórcio PCJ, Andréa Borges, foi questionada sobre as declarações do o ex-presidente da ANA – Agência Nacional de Águas – Vicente Andreu, que afirmou que a Represa de Pedreira é inútil para Campinas. Para ela, as represas foram projetadas contribuir com segurança hídrica da região de Campinas.

Ainda na análise de Vicente Andreu,o custo do sistema adutor previsto na obra da represa de Pedreira é muito alto e poderá impactar de 26% a 36% na conta de água da Sanasa. Uma possibilidade ainda muito precoce para ser analisada, na opinião do diretor técnico da agência reguladora, ARES PCJ, Carlos Roberto Gravina, que tem a função de regular e fiscalizar os serviços públicos de saneamento básico nos municípios, o que inclui o impacto na conta de água.

A parceria inédita com a ARES-PCJ possibilitou ao projeto o incremento de novos municípios participantes, que vai levar o Gota d’Água para cidades reguladas pela agência. Até junho, estão programados dez encontros regionais.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.