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Lentidão, buracos e prejuízos marcam a rotina de quem enfrenta as obras do BRT

Foto: Valéria Hein

Com entrega prevista para o primeiro semestre de 2020, o Sistema BRT de Campinas, que inclui os corredores Campo Grande e Ouro Verde, interligados pelo Corredor Perimetral, está com obras em pleno andamento.

Uma situação nada fácil para quem mora, trabalha ou trafega pelos trechos em obras, onde continuam as constantes mudanças nos desvios e muito congestionamento. Passageiros de ônibus também estão cansados dos intermináveis trajetos que tiveram seus tempos triplicados por causa das obras.

No cruzamento das vias próximas ao Corpo de Bombeiros para acessar a Avenida das Amoreiras, o semáforo exige uma espera de até 15 minutos num trecho de 100 metros.  Diego Henrique observa que não há agentes para ajudar na melhora da fluidez do tráfego. Para o motorista particular, Benedito Delfino, os agentes da Emdec estão lá só para multar.

Paulo Roberto Vieira reclamou da queda de 20% no movimento de seu comércio na Avenida das Amoreiras. Hudson Melo, que tem um comércio na Avenida John Boyd Dunlop, tem procurado descobrir rotas alternativas.

Nota Emdec:

Em nota a Emdec disse que em todos os locais em que as obras são realizadas, aumentou a presença dos agentes da Mobilidade Urbana. Ocorre que a atuação deles não se dá em pontos fixos, já que são vários pontos de monitoramento no mesmo trecho de obras.

Por sua complexidade, as obras do Corredor BRT provocam alterações significativas no trânsito, que exigem adaptação por parte dos motoristas. Em razão disso, os agentes são orientados a priorizar a segurança dos pedestres e motoristas que circulam por essas regiões. Apesar de entender que a complexidade das obras do BRT exige uma atuação mais educativa, a Emdec reforça que os motoristas não estão isentos da responsabilidade de respeitar às Leis de Trânsito. Ao longo das regiões em obras, as rotas de desvio estão devidamente sinalizadas.

A implantação das obras de implantação dos corredores BRT está embasada em criterioso planejamento técnico e vem sendo realizada de modo a causar o menor impacto possível para a população.

As obras que demandam intervenção nas vias são realizadas em etapas, por trechos gradativos, justamente para minimizar os impactos à população. Novos trechos de obras são iniciados na medida em que os trabalhos avançam nos trechos anteriores. A decisão de manter várias frentes simultâneas ocorre exatamente para agilizar a conclusão da obra como um todo.

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