Ouça ao vivo

Custo de manutenção dos ônibus registra aumento de 26,5% apos inicio das obras do BRT

Foto: Flávio Botelho
Foto: Flávio Botelho

De acordo com dados divulgados pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros da Região Metropolitana de Campinas, o SetCamp, o custo de manutenção das concessionárias do transporte coletivo urbano de Campinas aumentou 26,5%.

Segundo o diretor de Comunicação do Sindicato, Paulo Barddal,  os problemas foram provocados pelas condições precárias do viário após o início das obras do BRT.

Para se ter uma ideia, segundo ele,  antes das obras, as empresas faziam uma intervenção de manutenção, a cada 3.712 quilômetros rodados, em média. Atualmente, fazem uma intervenção a cada 2.322 quilômetros. O custo de manutenção era de R$ 0,49 o quilômetro rodado no ano passado e, agora, passou para R$ 0,62.

O aumento nos custos com a manutenção dos ônibus, o diretor de Comunicação do Sindicato, Paulo Barddal, vem sendo absorvido pelas empresas.

As  consequencias  quem sente  são os  usuários do transporte público que  acabam convivendo com ônibus  quebrados e atrasos.

Em nota, a Emdec esclareceu que é importante destacar que a implantação dos Corredores BRT é a maior obra de Mobilidade Urbana já realizada em Campinas e também, a maior em execução no Brasil, na atualidade. Mesmo sendo em vias densamente povoadas, a obra foi planejada de forma a causar o menor impacto possível. Já sobre as condições do pavimento em que os ônibus do transporte público estão circulando atualmente, a gestão não compete à Emdec.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.