Ouça ao vivo

Dois anos após reintegração de posse, terreno ocupado no Jardim Capivari vira depósito de lixo e entulho

Dois anos após a reintegração de posse que retirou cerca de 600 famílias que ocupavam um terreno no Jardim Capivari, em Campinas, a situação do local é desesperadora, segundo os moradores do bairro. Isso porque o terreno que havia sido invadido está completamente abandonado e se tornou um verdadeiro depósito de lixo, entulho e animais mortos. O terreno, que pertence a uma antiga fábrica de cerâmica, foi tomado pelas famílias em julho de 2016, dando início a Ocupação Nelson Mandela. Ali, as pessoas se instalaram e passaram a viver, até o cumprimento da reintegração de posse, que aconteceu em março de 2017.

A ação foi muito tensa, já que os moradores montaram barricadas e se mostraram dispostos a resistir. Foram necessários mais de 400 policiais para a remoção das famílias, que acabaram se transferindo para outras ocupações da região, como a Vila Soma. Quem não tinha para onde ir, acabou tomando outro terreno, no Jardim Nossa Senhora Aparecida, onde permanece até hoje, na Ocupação Mandela 2. Após a integração, houve a informação de que a área seria destinada para a construção habitacional, dentro do Programa Minha Casa, Minha Vida. Mas hoje, dois anos após a desocupação, o que se vê no local é descaso e abandono.

O acúmulo de lixo e entulho no terreno trouxe muitos problemas para que mora perto, que é obrigado a conviver com o mau cheiro, ratos e insetos. Lourival Pedro disse que a situação é insuportável. Fátima Negri disse que é muito comum ver pessoas jogando lixo e entulho no local. Ela afirma que às vezes é tanto material descartado que os próprios moradores acabam limpando a área. Além da sujeira e suas consequências, os moradores também reclamam da segurança do bairro. Segundo Antônio Menezes, o terreno virou ponto de usuários e também de traficantes de drogas.

Em nota, a prefeitura de Campinas informou que a limpeza e a manutenção de terrenos particulares são de responsabilidade do proprietário. A Coordenadoria de Fiscalização de Terrenos irá até esta quarta-feira ao local para verificar a situação do terreno e acionar o proprietário, que será notificado a providenciar a limpeza e o corte do mato. Se não fizer, será multado. O proprietário do terreno não foi encontrado para comentar a situação. Sobre a segurança no bairro, a prefeitura informou que a Guarda Municipal realiza patrulhamento na área no Jardim Capivari diariamente. Os locais onde há residências nas ruas próximas ao terreno citado fazem parte das rondas rotineiras no bairro. A Polícia Militar também foi procurada, mas não respondeu até o fechamento da reportagem.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.