Ouça ao vivo

Economista comemora queda da inadimplência em Campinas

Apesar de baixa, a queda de 1,2% na inadimplência em Campinas no mês de fevereiro é um bom indicador. A avaliação é do professor e economista da Boa Vista, Vitor França. Para ele, mesmo colhido em um mês menor, o dado é animador.

O principal argumento se baseia nos resultados negativos das economias regional e brasileira em 2019. No valor acumulado, a inadimplência diminuiu 2,8%, enquanto na comparação com o mesmo mês do ano anterior, a queda foi de 7,5%.

Em contrapartida, os números da recuperação de crédito do consumidor também sofreram retração. O recuo foi de 1,7% de janeiro para fevereiro. No resultado acumulado, caiu 3,1%. Na variação interanual, a diminuição foi de 6,6%.

Neste caso, mesmo notando que menos gente tem saído da condição de devedor, o economista relativiza. Na interpretação de Vitor França, o índice tem relação direta com a confirmação da tendência de redução geral da própria inadimplência.

O registro de inadimplência é feito a partir da quantidade de novos registros de dívidas vencidas e não pagas. Já o indicador de recuperação de crédito é elaborado a partir das exclusões de registros informadas à Boa Vista SCPC pelas empresas.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.