Ouça ao vivo

Futuro da destinação dos resíduos sólidos em Campinas continua sendo debatido

Foto: Valéria Hein
Foto: Valéria Hein

Depois de várias audiências públicas, o futuro do destino do lixo em Campinas  voltou a ser debatido, desta  vez  no simpósio Campinas Lixo Zero, promovido pelo Fórum Lixo e Cidadania

A proposta que está sendo elaborada pela Prefeitura de Campinas prevê uma PPP Parceria Público Privada.

De acordo com o vereador Pedro Tourinho, da comissão de saúde da câmara de Campinas, a PPP que está sendo proposta pela administração estipula 30 anos de concessão para o consórcio ou empresa vencedora A estimativa é que a proposta  esteja definida ainda neste ano.  Para ele o prazo que está sendo estipulado é um dos principais problemas.

Para o vereador Luiz Carlos Rossini da comissão de meio ambiente da Câmara , a parceria público privada é a unica solução , pois o poder público não tem como investir./

O investimento previsto para a PPP é de R$800 milhões. A maior parte deverá ser destinada para o emprego de tecnologia.

Para Mara Lucia Sobral Santos, representante da cooperativa de mulheres catadoras de Piracicaba, o modelo que está sendo preparado pela prefeitura de Campinas segue o que já vem sendo aplicado na capital paulista.  O modelo segundo ela tira a autonomia das cooperativas de trabalhadores.

De acordo com Alexandre Gonçalves, diretor do Departamento de Limpeza Urbana da Secretaria de Serviços Públicos de Campinas, a proposta da PPP já prevê o sistema de  participação da cooperativas. A tecnologia que deverá ser empregada é a de reciclagem máxima dos resíduos. Quanto ao prazo de 30 anos para a concessão ele ainda não está consolidado.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.