Ouça ao vivo

GMs de Indaiatuba são presos, suspeitos de forçarem confissões mediante tortura

Foto: Valéria Hein

Guardas municipais de Indaiatuba, suspeitos de tortura, constrangimento de vítimas, atos de corrupção e abuso de poder são alvos de policias civis em Indaiatuba. São quatro mandados de prisão, dos quais 3 foram cumpridos na manhã desta quinta-feira, e quatro de busca e apreensão. Policiais civis de Campinas dão apoio nesta operação.

Na casa de um dos suspeitos foi encontrada pelos policiais civis a quantia de R$ 23 mil e armas. O quarto suspeito ainda estava foragido na manhã desta quinta-feira, mas no armário dele na sede da Guarda Municipal de Indaiatuba, os policiais encontraram drogas em quantidade suficiente para indicar tráfico.

A investigação começou no ano passado e durante dois meses foram interceptadas ligações telefônicas, o que confirmou a suspeita da Polícia de que estes GMs forçavam confissões mediante tortura. De acordo com o Delegado Luiz Fernando Dias de Oliveira, Titular da Delegacia de Indaiatuba, dois deles já estavam afastados da corporação a pedido do Ministério Público, o que não foi suficiente.

Pelo menos uma morte pode ter ocorrido em decorrência destas agressões.  Um homem morreu de pancreatite aguda no dia 11 de abril deste ano, mas, de acordo com familiares, ele vinha sendo torturado desde Janeiro. O Delegado Luiz Fernando informou ser grande o número de vítimas que foram presos mediantes confissões forçadas.

Foram apreendidas duas armas simulacro, uma pistola 380, com munição, drogas, celular e dinheiro. A Secretaria de Segurança Pública de Indaiatuba informou em nota que foi notificada sobre a operação e esclareceu que um procedimento administrativo foi aberto para acompanhar, analisar o caso e determinar as medidas cabíveis.

Fecha a nota se colocando à disposição para contribuir com as investigações, reforçando seu compromisso com a ética, transparência e respeito, buscando uma atuação focada na garantia do bem estar do cidadão indaiatubano.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.