Ouça ao vivo

Indústrias da RMC demitem 200 e número deve aumentar com crise na Argentina

Foto : Flávio Botelho

De acordo com os dados da Pesquisa de Sondagem Industrial do Ciesp Campinas, em março, 200 trabalhadores da industria regional perderam o emprego. No acumulado de janeiro a março a indústria da RMC registra um saldo negativo de 600 demissões. Se o comparativo for feito com os últimos 12 meses esse número aumenta para 1.600 postos de trabalhos perdidos. O nível do emprego foi influenciado pelas variações negativas nos setores de Produtos Alimentícios , veículos automotores e auto peças.

De acordo com o diretor interino do Ciesp Regional Campinas, José Henrique Toledo Correia, o empresariado está pessimista por conta das indefinições politicas do Governo Federal, principalmente em relação a Reforma da Previdência. Perguntados sobre a importância da reforma 72,09% responderam ser fundamental e obrigatória.

Na opinião de José Henrique Toledo Correia, para complicar ainda mais a situação, a crise na Argentina com o congelamento de preços, deve agravar ainda mais a situação e elevar as demissões.

A pesquisa de sondagem industrial do Ciesp apontou que houve demissões em 18,6% das empresas.

Os dados negativos refletem na balança comercial regional. Segundo a diretora adjunta de comercio exterior da entidade, Carmem Pavin, o defict no acumulado do ano é de U$ 1.3 bilhões.  De janeiro a março foram importados U$ 2.4 bilhões enquanto que a exportação representou U$ 781 milhões.

A pesquisa de sondagem industrial do Ciesp Campinas aponta ainda que 62,79% dos empresários não pretendem investir. Para 44,19 o volume de produção permaneceu estável e diminuiu para 32%. Já o nível de utilização da capacidade instalada das indústrias  ficou entre 50,1 e 70% para 37,21% dos que responderam a pesquisa.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.