Ouça ao vivo

Nova UTI pediátrica do HC da Unicamp duplica oferta de leitos

Foto: Valéria Hein

A Região de Campinas passa a contar a partir deste domingo com um reforço hospitalar, com a inauguração da nova UTI Pediátrica do Hospital de Clínicas da Unicamp. A obra duplica a capacidade, de 10 para 20 leitos e é a maior UTI pediátrica da Região em capacidade e área, com 450 m². O superintendente do Hospital de Clínicas da Unicamp, Antonio Gonçalves Filho, afirma que a nova UTI pediátrica chega no momento ideal, quando se aproxima o inverno e aumenta a ocorrência doenças sazonais.

Além de estar mais preparada para essa sazonalidade do inverno, a nova UTI vai possibilitar o aumento de cirurgias eletivas, notadamente as cardíacas pediátricas, que terão leitos fixos, como explica o coordenador administrativo da UTI pediátrica, Marcelo Barciela Brandão. As obras começaram no ano passado e custaram R$ 3 milhões e 400 mil, com recursos provenientes da reitoria da Universidade.

A Secretaria de Estado da Saúde vai assegurar recursos de cerca de R$ 8 milhões e 900 mil por ano para o custeio dos 10 novos leitos, insumos e contratações. De acordo com a representante da Secretaria estadual, Mirella Povinelli, diretora do Departamento Regional de Saúde de Campinas, a intenção é atender crianças a espera de um leito de UTI em Pronto Socorros da Região. Essa foi uma das maiores reformas realizadas nos últimos 15 anos no Hospital, com demolição total da antiga para a reconstrução da UTI ampliada.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.