Ouça ao vivo

Obra do Trevo dos Amarais será retomada no início de 2020

A construção das marginais e a remodelação do trevo da Rodovia Dom Pedro I na altura do Aeroporto dos Amarais, em Campinas, serão retomadas no início do ano que vem. A previsão é da concessionária Rota das Bandeiras.

Mas enquanto as obras não começam, a região sofre com a lentidão. Quem entra ou sai da Dom Pedro na altura do km 143 não tem opção: precisa fazer os retornos na Avenida Aladino Selmi. Tudo piora nos horários de pico.

Esperados há anos, os trabalhos até foram iniciados, mas acabaram suspensos por conta de um impasse envolvendo parte do terreno federal que fica ao lado da pista no sentido Anhanguera. A área pertence ao CTI Renato Archer.

As tratativas foram parar na Justiça. Na ação que tramita na 6ª Vara, a Rota das Bandeiras pediu autorização para ocupar parte do espaço e propôs que a União fizesse a doação ao Departamento de Estrada e Rodagem, o DER.

A liminar foi indeferida em agosto de 2018. Com isso, a concessionária tenta com a Artesp o reequilíbrio da concessão para adquirir 53 mil m² da área necessária. O CTI estima o valor do terreno em R$ 21 milhões.

Apesar do imbróglio, a diretora-presidente da Rota das Bandeiras, Ana Carolina Farias, se mostrou otimista com as conversas para liberar a construção da marginal no trecho e dar prosseguimento à remodelação do trevo.

A ideia é eliminar os congestionamentos entre os bairros e a Dom Pedro, já que a região recebe em média 110 mil veículos todo dia. No trevo, estão previstos dois novos viadutos, dez novas alças e passarela para pedestres.

Também serão ampliadas quatro alças já existentes, incluindo a que dá acesso ao Aeroporto Campo dos Amarais. Além disso, na mesma altura, estão previstas as obras de implantação das marginais nos dois sentidos da rodovia.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.