Ouça ao vivo

Período de estiagem será tranquilo na Região de Campinas, se houver consumo racional de água

Foto: Divulgação / Governo do Estado de São Paulo

Estamos prestes a entrar no período de estiagem, o que sempre traz preocupação quanto ao abastecimento da região, uma vez que 95% da água utilizada em Campinas vem do Rio Atibaia, que, por isso, precisa estar com uma boa vazão, para que não seja necessário recorrer ao Sistema Cantareira.

A boa noticia é que o mês de Abril teve um índice de chuvas muito acima da média esperada para o período, ultrapassando os 120 mm, nas Bacias PCJ, quando a média é de 54 mm. O que compensou o mês de março, quando as chuvas firam abaixo do esperado.

A previsão do Consórcio PCJ é que o Sistema Cantareira feche maio operando com 60% da capacidade de armazenamento. Uma porcentagem que garante tranquilidade para o período da estiagem, mas que ainda não é o ideal na análise do coordenador técnico do Consórcio PCJ, José César Saad.

De acordo com Saad, um ponto positivo é que Região Metropolitana de São Paulo não está mais dependendo tanto do Sistema Cantareira, por causa da utilização de outros sistemas, como o São Lourenço e a interligação Jaguari-Atibainha.

De acordo com a Sabesp, a população também contribuiu, ao adotar um comportamento mais consciente, de consumo racional de água. Há quatro anos, na pior crise hídrica enfrentada pelo sistema, os reservatórios chegaram a operar com o volume morto.

Por isso, Saad recomenda que a população continue fazendo sua parte, sendo racional no consumo de água e energia, evitando desperdícios, como lavagem de calçadas com mangueira, banhos demorados e uso excessivo de aquecedores, por exemplo.

As chuvas em boa quantidade permitiram a redução da vazão dos reservatórios para as Bacias PCJ de 4,5 para 3 m3/s. A medida tem como objetivo segurar água nos reservatórios, contribuindo para o estoque na estiagem. Mas, caso ocorra uma seca extrema, como em 2014, fica mantida a garantia às Bacias PCJ de liberação de 10m3/s do Cantareira.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.