Ouça ao vivo

Problemas na educação viram alvo de vereadores de Campinas

Plenário da Câmara de Campinas (Foto: Valéria Hein)

Os vereadores de Campinas cobraram na sessão desta quarta-feira explicações da prefeitura sobre a qualidade da educação no município, que está passando por sérios problemas desde o início do atual ano letivo. Os questionamentos foram referentes a vários temas, mas se concentraram na qualidade da merenda e no atraso da entrega dos uniformes e dos kits escolares, que ainda não foi concluída, mesmo com o fim do primeiro trimestre. A questão da merenda ganhou evidência nos últimos dias com a divulgação do ranking do Indsat, que colocou Campinas como a cidade que oferece a pior alimentação aos estudantes entre os dez maiores município do estado de São Paulo.

A vereadora do PSOL, Mariana Conti, disse que os resultados da pesquisa não surpreendem, devido ao aumento da reclamação de pais sobre a qualidade da alimentação nas escolas da cidade. Em sua avaliação, os dados são vergonhosos. O líder de governo na Câmara, Luiz Carlos Rossini, do PV, questionou a metodologia do instituto de pesquisa e afirmou que os resultados não são reais, uma vez que o município oferece merenda de qualidade aos alunos da rede pública. Sobre a fala de Rossini, o vereador Marcelo Silva, do PSD, acredita que os aliados do governo erram ao tentar desqualificar a pesquisa e não demonstrarem interesse em saber o que de fato está acontecendo nas escolas da cidade.

Nelson Hossri, do PODEMOS, cobrou explicações dos vereadores sobre quais seriam os motivos que levaram a Câmara a não abrir uma CPI para investigar a alimentação nas escolas, uma vez que o prefeito Jonas Donizette foi denunciado pelo Ministério Público Federal por desvio de verbas destinadas à merenda escolar. O chefe do executivo é acusado de dispensa indevida de licitação e desvio de verbas públicas em proveito de terceiros. O montante desviado chega a R$ 2,8 milhões. Hossri questionou se a recusa pela CPI estava relacionada aos cargos comissionados distribuídos pela prefeitura. Vereador do PC do B, Gustavo Petta, usou a tribuna para cobrar explicações sobre os atrasos nos kits de material escolar e nos uniformes. Segundo ele, é injustificável o fato da prefeitura não ter resolvido esses problemas dois meses após o início das aulas.

Em nota, a secretaria de educação de Campinas informou que a cidade sempre liderou os índices de satisfação e qualidade da alimentação escolar. Portanto, o resultado desta última pesquisa foi recebido com surpresa, uma vez que os cardápios são os mesmos que fizeram parte de uma pesquisa anterior realizada pelo mesmo instituto. Sobre os atrasos nos kits escolares e nos uniformes, a secretaria garantiu que vai distribuir os itens neste mês de abril. Os atrasos aconteceram , segundo a administração, por burocracia, já que a compra dos produtos obedecem a uma série de ritos e estão sujeitos a contestação de editais e impugnação de empresas. São obrigações legais que precisam ser cumpridas e acabaram interferindo nos prazos de entrega.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.