Ouça ao vivo

Projeto de Procuradoria-Geral segue emperrado em Campinas

Prevista na Lei Orgânica há três décadas, a Procuradoria-Geral do Município não saiu do papel em Campinas. O projeto foi finalizado em setembro do ano passado, mas segue emperrado, principalmente após a crise política na cidade.

Os procuradores pedem celeridade e defendem que a criação da PGM daria mais autonomia para o exercício da função. Eles reclamam de obstáculos e atrasos recentes. O último deles, o cancelamento de uma audiência no Legislativo.

O presidente da Associação dos Procuradores de Campinas, Osmar Lopes, afirma que enxerga resistência por parte do Executivo, já que o secretário de Assuntos Jurídicos, Peter Panutto, questiona a constitucionalidade da proposta.

A troca de secretários, aliás, é citada como motivo para o atraso da PGM. Favorável ao atual texto do projeto, o ex-titular, Silvio Bernardin, deixou o cargo depois de ficar preso por três meses. Ele é investigado no Caso Ouro Verde.

Mas ainda segundo Lopes, outro fator relacionado ao escândalo que atrapalhou a aprovação do projeto de lei complementar foi a Comissão Processante na Câmara, que culminou na absolvição do prefeito Jonas Donizette, do PSB.

Passada toda a agitação política, no entanto, o presidente da Associação dos Procuradores de Campinas cobra que a Procuradoria-Geral do Município volte aos holofotes e enumera alguns exemplos de benefícios com a efetivação.

A Prefeitura foi procurada. Em nota, alegou que a audiência na Câmara foi cancelada em função da necessidade de readequação do projeto, sob o argumento de que inconstitucionalidades foram identificadas no texto.

No comunicado, detalha que um dos pontos questionados se refere à previsão de autonomia financeira e administrativa da Procuradoria Geral do Município, o que poderia contrariar a Constituição Federal e a Lei Orgânica do Município.

Por fim, argumenta ainda que “tais esclarecimentos foram prestados pelo secretário de Assuntos Jurídicos, Peter Panutto, à Associação dos Procuradores do Município e ao promotor do Ministério Público, Angelo Carvalhaes”.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.