Ouça ao vivo

Devisa afirma que não há motivos para pânico sobre surto de toxoplasmose em escola da rede privada em Campinas

Foto: Flávio Botelho

O Devisa, o Departamento de Vigilância Sanitária, o Devisa, órgão da Secretaria de Saúde de Campinas investiga um surto de toxoplasmose que, até agora, atingiu quatro alunos do ensino fundamental dois e uma funcionária do Colégio Notre Dame.

Segundo a  Diretora do Devisa, Andreia Von Zubem, não há motivos para pânico.

De acordo com Lourenço Jungklaus, Diretor Pedagógico da unidade de ensino privado, os casos foram notificados entre os dias oito e 10 de abril e todas as medidas cabíveis já foram tomadas.

A Diretora do Devisa explica que  a toxoplasmose é uma doença protozoária causada por um parasita presente nas fezes de felinos e o contagio se dá pela ingestão de água e alimentos contaminados ou através do contato direto com fezes de animais contaminados.

Para evita a doença segundo ela, a regra é clara: lavar bem os alimentos em água tratada, não ingerir carne crua ou mal passada, principalmente a de porco, lavar bem às mãos e evitar o contato direto com fezes de  gatos.

Andreia Von Zubem lembra também que o gato só se contamina se for caçador, pois os que só se alimentam com ração não correm o risco.

Ainda segundo a Diretora do órgão, os sintomas na maioria dos casos são os mesmos de uma gripe ou uma virose, mas,  em pacientes com imunidade baixa, os efeitos podem ser graves, como pneumonia ou inflamações no tecido nervoso.

A transmissão de humano para humano só acontece de forma transplacentária, ou seja da mulher gravida para o feto.

Porém, em cerca de 80 a 90% dos casos a toxoplasmose é assintomática se a pessoa estiver em boas condições de saúde.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.