Ouça ao vivo

Tesouro Enterrado

O que a principio seria mais uma ação do  governo Americano  para estreitar as relações dos Estados Unidos  com a America do Sul, e mais especificamente o Brasil dentro da política da boa vizinhança na década de 40 ,   acabou se tornando um registro inédito e histórico e de uma importante safra na nossa cultura popular ! O projeto Native  Brazilian Music  lançada em 1942  reúne  dois  volumes  divididos em oito discos   de 78  rotações  que trazem as gravações de 16 faixas com   a nata da música brasileira do início dos anos 40 com nomes do quilate  de Pixinguinha que dominava a flauta pouco poucos além de , Cartola,  Donga entre outros quase 30 interpretes e  músicos. Essa produção   acabou se tornando uma das aventuras mais  fascinantes da música brasileira. Durante a  segunda guerra mundial, os Estados Unidos organizaram várias ações, na política, economia, turismo e na cultura para manter a sua hegemonia . E através do  escritório  para  assuntos interamericanos ,  foram organizadas  por vários países das Américas uma série de apresentações da Orquestra da Juventude dos Estados Unidos.

O  maestro Leopold Stokowski conhecido por  reger a  trilha sonora para  filme Fantasia de Walt Disney ,  aportou em 07 de agosto de 1940  no Rio de Janeiro abordo do  Transatlântico  S.S . Uruguai  com a Orquestra da Juventude  para uma apresentação na Cidade Maravilhosa ,  E na sequência a essa apresentação  iniciou-se dentro do navio uma série de gravações  de artistas locais.

Entusiasta da musica brasileira o maestro Stokowski  pediu ao amigo Heitor Villa-Lobos que reunisse o que havia de melhor entre cantores e músicos que representassem o melhor do  samba, a batucada, emboladas, choros, frevo, maxixe, cantos indígenas e de umbanda e demais estilos para que fosse realizada uma gravação dentro do navio SS Uruguai

 

Edição brasileira não oficial de 1987

 

Segundo a  pesquisadora   americana Daniella Thompson que vem se dedicando em trazer a tona a história dessas  gravações  existem  mais 24 faixas  que não entraram no projeto Native Brazilian Music  lançado em 1942 apenas nos  Estados Unidos  pela Columbia  Records  .  Aqui no   Brasil somente em 1987 em comemoração aos 100 anos de Vila Lobos  foi lançado  um disco não oficial dessas gravações  que hoje pertencem a Sony Music.

Mas naquela noite e madrugada de agosto de 1940  , o que os passageiros e demais convidados, do SS Uruguai puderam conferir no salão do  navio foi um verdadeiro desfile da melhor safra artística que a capital federal poderia oferecer e entre tantas gravações muitos daqueles artistas estavam   fazendo o primeiro registro fonográfico  e entre eles estava  Cartola com o  coro da mangueira na canção “ Quem me vê sorrindo  ” que foi    a sua   primeira gravação.

Como parte das comemorações ao aniversário de 100 anos de Heitor Villa-Lobos em 1987 foi lançado uma edição não oficial dassas gravações que hoje pertencem a Sony Music.

Acompanhe esta edição

entre em contato

musicaecultura@cbncampinas.com.br

Produção

Walmir Bortoletto

Edição

Paulo Girardi

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.