Ouça ao vivo

Unicamp inaugura usina fotovoltaica para produção de energia, ensino e pesquisa

Foto: Divulgação

A Universidade Estadual de Campinas inaugurou a primeira usina fotovoltaica no campus em Barão Geraldo e a previsão para os próximos anos é levar a energia renovável para outros campi como em Limeira e Piracicaba.

A usina inaugurada, nesta quinta-feira, integra o Projeto de Eficiência Energética na Unicamp,  desenvolvido em parceria com a CPFL Energia.

De acordo com o reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, o projeto visa tornar a universidade um modelo de gestão e eficiência energética que vai transformar o campus em um laboratório vivo para o estudo e desenvolvimento de novas tecnologias.

A Usina Fotovoltaica vai permitir, por exemplo, a substituição de lâmpadas e equipamentos de ar-condicionado por modelos mais eficientes. No total foram instalados 10 modelos no campus. O maior deles está no teto de cobertura do Ginásio Esportivo.

De acordo com o presidente da CPFL Paulista, Carlos Zamboni Neto, o custo no projeto foi de R$ 10 milhões. Para se ter uma  ideia,  energia produzida no local é suficiente para abastecer 450 residencias por um período de 12 meses.

Segundo a vice reitora da Unicamp Tereza Dib Zambon Atvars, o projeto é inédito entre as universidades públicas do país e a planta de energia fotovoltaica no campus, em Campinas é a maior da America Latina em uma universidade.

Além da sustentabilidade e de ser um laboratório aberto para o ensino e pesquisa na universidade, a usina fotovoltaica vai permitir uma economia considerável na conta de luz.

A estimativa é de se economizar neste primeiro momento 2% no consumo de eletricidade.  Quando forem implantadas em todos a capacidade poderá chegar 50%

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.