Unicamp terá centro de estudo para diagnóstico de autismo

Representantes da Faculdade de Ciências Medicas da Unicamp apresentaram o Programa de Atenção em Transtornos do Espectro do Autismo da universidade, no plenário da Câmara de Campinas. O projeto prevê a construção de uma unidade para o atendimento de pessoas que sofrem do transtorno e para capacitar familiares e profissionais que atuam diretamente com esse público. O centro será instalado numa área de 350m2, ao lado do Hospital de Clínicas e administrado pela Faculdade de Ciências Médicas.

Os recursos iniciais para a construção do Programa são oriundos de emendas parlamentares. O diretor da FCM, Luiz Carlos Zeferino, afirma que a unidade será importante porque vai multiplicar o conhecimento sobre as formas de tratamento do transtorno. O projeto está orçado em R$ 1,7 milhão, que deverão ser disponibilizados ainda neste ano e outro investimento no mesmo valor para o ano que vem. Os recursos dependem de aprovação de emendas na Assembleia Legislativa e no Congresso. A deputada estadual, Valéria Bolsonaro, afirmou que não vai medir esforços para conseguir recursos.

O Transtorno do Espectro do Autismo é considerado um transtorno do neurodesenvolvimento, caracterizado por déficits marcantes na comunicação e interação social e padrões restritos ou repetitivos de comportamentos ou atividades. A expectativa é de que a unidade esteja em funcionamento no segundo semestre deste ano.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Indaiatuba avalia saúde de árvores em três regiões da cidade

Maternidade de Campinas celebra 112 anos de dedicação à saúde materno-infantil

Teste desenvolvido na Unesp pode ajudar a detectar metanol nas bebidas em até 30 minutos

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.