Ouça ao vivo

Déficit faz policial civil acumular funções e dobrar plantões

O número de cargos vagos na Polícia Civil chega a quase 14 mil em todo o estado de São Paulo. E a situação obriga a maioria dos policiais a exercer mais de uma função. Escalas de plantões em municípios diferentes também são comuns.

As situações expõem os trabalhadores a cargas extenuantes e também a riscos. No dia 7 de maio, por exemplo, o delegado José Donizeti sofreu um acidente de carro ao deixar a delegacia de Americana com destino ao DP de Cordeirópolis.

A representante do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo, Raquel Gallinati, diz que o problema é antigo e que a tentativa de resolver o déficit não teve resultado após uma reunião com a Pasta de Segurança Pública.

A falta de funcionários atinge cidades de todos os portes. Em Campinas, as duas seccionais somam 221 vagas não preenchidas. O cargo mais afetado é o de escrivão, com saldo negativo de 88. Os dados são de dezembro do ano passado.

Na 2ª Delegacia Seccional, inaugurada em 2014 para atender bairros da região mais populosa do município, faltam oito delegados, 13 agentes policiais, oito agentes de telecomunicações, 23 carcereiros e ainda cinco papiloscopistas.

Números como esses fazem com que os trabalhadores atuantes se desdobrem para dar conta do trabalho. É o que ocorre em muitos casos, ainda segundo a representante da entidade dos delegados de São Paulo, Raquel Gallinati.

O déficit, porém, não é o único problema encontrado nas unidades de polícia do estado. Recentemente, as chamadas “fiscalizações ordenadas” foram feitas de surpresa pelo Tribunal de Contas do Estado, o TCE, em diversos locais.

Durante a ação, vários tipos de falhas estruturais foram encontrados. Entre elas, espaços insuficientes para o armazenamento de armas dos policiais. Foram checadas também questões funcionais e de pessoal em escalas de trabalho.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.