Ouça ao vivo

Os sucessos do compositor Denis Brean

Com a canção  Boogie Woogie na Favela, um “ Samba Boogie  ” , que comenta a política de aproximação do Presidente Roosevelt com o Brasil, o autor Denis Brean emoldurou um cenário político nacional com bom humor e inteligência além de contribuir com um grande sucesso para a  música brasileira. Denis Brean nasceu em Campinas no dia 28 de fevereiro de 1917. Mas esse é o pseudônimo que ele mesmo criou para o compositor, porque na certidão de nascimento ela era Augusto Duarte Ribeiro, e com esse nome fez carreira como jornalista. Foram muitos anos coordenando redações e escrevendo artigos para revistas e jornais na cidade de São Paulo,  especialmente a Gazeta Esportiva. Também foi apresentador na Rádio Record e por mais de duas décadas divulgou novos talentos da música.

 

Denis Brean – Jornalismo e Música

 

 

Antes de se mudar com a família para a capital paulista, onde fez faculdade de jornalismo ,  Augusto Duarte Ribeiro passou a infância e a adolescência em Campinas. No Colégio Ateneu Paulista começou a se aprofundar na música e com alguns colegas formou o Conjunto do Duarte, que se apresentava em escolas e festas cantando sucessos da época. E foi dessa maneira que em 1934 ele compôs a música que ganhou o concurso da primeira edição  da Festa da Uva de Jundiaí O prêmio deu confiança e o estimulou a desenvolver o lado compositor.

 

O amigo Oswaldo Guilherme e Denis Brean parceria de grandes sucessos.

 

Já trabalhando no rádio e em jornais, ficou mais fácil pra que Augusto Duarte Ribeiro tivesse contato com gravadoras e artistas. Essa proximidade permitia que seu lado compositor, identificado como Denis Brean, mostrasse obras e até indicasse quem ele gostaria que gravasse.  E foi a partir do anos 1940 que outro campineiro começou uma parceria com Denis Brean. A exemplo de Denis, Oswaldo Guilherme não tinha conhecimento teórico e a música não era  a sua fonte de renda. Oswaldo era funcionário do Instituto Agronômico de Campinas e escreveu com Denis canções que foram imortalizadas.

 

João Gilberto com o amigo Brean, interprete de Bahia com H

 

 

A voz de Maysa para mega sucesso Franqueza

 

Denis Brean Morreu em 1969 com apenas 52 anos, deixou sua marca em várias áreas, mas com certeza é a música que vai continuar levando o nome de Denis Brean a cada nova regravação

 

Gravadora Odeon 1956 disco comemorativo

 

As novas gerações resgatam sucessos dos anos 40 e 50 e recontam e história do compositor.

 

Roberta Sá – em Baiana no Harlem

 

Acompanhe esta edição

 

Entre em contato

musicaecultura@cbncampinas.com.br

Produção

Walmir Bortoletto

Edição

Paulo Girardi

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Zeca Pagodinho faz show em Campinas; confira

A turnê do cantor Zeca Pagodinho estará em Campinas no dia 27 de junho para a realização de uma única apresentação em comemoração aos 40 anos de carreira.  

O show acontecerá no sábado, a partir das 21h30 no Hotel Royal Palm Hall.

Programa Bosque Interativo retoma atividades em 2024; 1ª edição será neste sábado

O Bosque dos Jequitibás terá a primeira edição do ano do Bosque Interativo neste sábado, das 9h às 16h, na Praça do Chafariz. É uma atividade ambiental que oferece a oportunidade de o público interagir com alguns animais silvestres do parque e conhecer outras curiosidades, como peças taxidermizadas e orientações sobre as espécies que habitam o local.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.