Ouça ao vivo

Com 48 casos, Indaiatuba se destaca pelo baixo índice de dengue na cidade

arquivo/cbn

Enquanto os casos de dengue na Região Metropolitana de Campinas têm atingido números alarmantes, em Indaiatuba a situação caminha no sentido inverso.

A cidade contabiliza 48 casos ao todo, enquanto em Campinas, por exemplo, os casos já chegam a oito mil.

A secretária de Saúde de Indaiatuba, Graziela Garcia, atribui os bons resultados a um planejamento, que inclui o a implantação de um Centro de Inteligência e Monitoramento contra a Dengue, que desenvolve diversas ações de prevenção e controle.

De acordo com Graziela, as armadilhas contra o mosquito transmissor foram instaladas em parcerias com a inciativa privada.

A cidade utilizou também mosquitos transgênicos, que foram soltos em maio 2018 e aturam como prevenção.

Uma ideia criada na Esalq, em Piracicaba, que chegou a ser considerada como ineficaz por autoridades da área de saúde. Mas, no caso de Indaiatuba, a secretária afirma que a medida foi determinante para o controle da doença.

Graziela destaca também a contribuição da população, que tem sido orientada a descartar objetos e entulhos apenas nos dias em que um caminhão faz a remoção.

É sempre bom reafirmar que o controle da dengue depende da conscientização da população, que deve eliminar entulhos e acúmulo de água em suas casas e nas ruas.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.