Ouça ao vivo

Cúria Diocesana anuncia renúncia de Bispo de Limeira, após escândalo

Foto: Danilo Braga

A Cúria Diocesana de Limeira anunciou, na manhã nesta sexta-feira, a renúncia do Bispo Diocesano, Dom Vilson Dias de Oliveira, na Catedral Nossa Senhora das Dores.  O Pedido foi feito pelo próprio Bispo e aceito pelo Vaticano. Dom Vilson é investigado pela Polícia Civil por, supostamente, ter encoberto pelo menos quatro casos de abusos sexuais que teriam sido cometidos por um padre de Americana e por pedir dinheiro da igreja para uso pessoal.

Para ocupar a função interinamente foi nomeado Dom Orlando Brandes, Arcebispo Metropolitano de Aparecida, que agora acumula o posto de administrador apostólico da diocese de Limeira até a nomeação de um novo bispo local. Dom Orlando informou que com a renúncia o caso se encerra sob a esfera da diocese, mas isso não significa o perdão do Vaticano, que sempre realiza uma séria investigação para esse tipo de ocorrência.

Dom Orlando esclarece que a renúncia não pode ser considerada uma aposentadoria antecipada. O Padre Leandro Ricardo, que teria sido acobertado por Don Vilson, foi suspenso de suas funções como reitor da Basílica de Santo Antônio, em Americana, por acusações de assédio e abuso sexual de rapazes e meninos menores de idade durante anos em  Americana, Limeira, e Araras. E de acordo com Dom Orlando, o caso dele está ainda em processo de investigação pela diocese. A Delegacia Seccional de Piracicaba investiga o caso.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.