Ouça ao vivo

Doenças ocupacionais sobem e motivam campanha do MPT

Foto: Arquivo CBN

As lesões por esforços repetitivos e os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho são as doenças que mais afetam os trabalhadores brasileiros. A conclusão é do estudo Saúde Brasil 2018, do Ministério da Saúde.

O levantamento mostra que mais de 67,5 mil casos das doenças foram notificados entre os anos de 2007 e 2016. Neste período, o total de registros cresceu 184%, passando de 3.212 casos, em 2007, para 9.122 em 2016.

A situação fez o Ministério Público do Trabalho lançar uma campanha de alerta, já que o procurador do MPT, Mário Antonio Gomes, ressalta que o número pode ser maior por conta da maioria das situações que não é comunicada.

Os motivos para o aumento de notificações e subnotificações em todo o País são vários. Entre eles, o procurador do MPT cita cargas extenuantes de trabalho, estresse, medo do desemprego e ainda a precarização em muitas atividades.

Segundo dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho do MPT, foram registrados em todos os estados mais de 4,7 milhões de acidentes laborais e mais de 580 mil afastamentos por doenças ocupacionais desde 2012.

Com isso, o gasto previdenciário superou os R$ 82 bilhões e mais de 360 milhões de dias de trabalho perdidos. De 2012 a 2018, na cidade de Campinas, houve o registro de 7.960 auxílios-doença, com impacto de R$ 72,3 milhões.

A campanha que foi lançada pelo MPT leva a frase “A Dor Pode Te Marcar” em publicidades. O objetivo é conscientizar a sociedade da importância da prevenção de doenças ocupacionais e transtornos mentais surgidos no trabalho.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.