Ouça ao vivo

STF vê nepotismo cruzado de Célia Leão e ex-prefeito de Itatiba

Foto: Raphael Montanaro/ Alesp

A secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, do PSDB, e o ex-prefeito de Itatiba, João Fattori, do mesmo partido, são citados por nepotismo cruzado em uma decisão do Supremo Tribunal Federal, o STF. Segundo a ação, Célia nomeou o filho de Fattori para o próprio gabinete quando era deputada estadual. Em troca, o ex-prefeito contratou um sobrinho da ex-parlamentar como Assessor Nível 3 na Secretaria de Administração de Itatiba.

O relator foi o ministro Alexandre de Moraes. Ele negou o recurso do filho de João Fattori após o Tribunal de Justiça de São Paulo determinar a nulidade da nomeação no gabinete da secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O pedido foi feito por um advogado de Itatiba por meio de uma ação popular. Como o servidor já não atua mais com Célia, a decisão fica sem efeito. O TJ também decidiu que os salários pagos não precisariam ser devolvidos.

A secretária Célia Leão se defende e alega que nomeou o filho de Fattori para atuar como advogado por competência. Além disso, diz que o questionamento às duas nomeações surgiu nas eleições municipais de 2012 e tem viés político. Célia alega que o indivíduo que moveu a ação nunca se manifestou no processo, que voltou à tona por conta de um recurso necessário. Por fim, afirma que não foi notificada sobre a decisão, mas que vai buscar a orientação do advogado.

A produção tentou contato com o ex-prefeito João Fattori, mas ele não foi encontrado. O filho dele, Marcelo Augusto Fattori, também foi procurado para se manifestar, mas não respondeu até o fechamento desta reportagem.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.