Ouça ao vivo

Sub-procurador dá parecer favorável a Adin sobre Plano Diretor de Campinas

A Ação Direta de Inconstitucionalidade impetrada contra o Plano Diretor de Campinas recebeu parecer favorável do sub-procurador de Justiça, Wallace Paiva Martins Junior.

O sub-procurador seguiu entendimento do procurador-geral Gianpaolo Poggio Smanio, que entrou com a ação que questiona 36 pontos do plano, aprovado em janeiro do ano passado.

Para os procuradores, o problema está nas emendas aprovadas pela Câmara Municipal sem discussão com a população em assembleias, ato considerado ilegal.

Também são questionadas 15 áreas delimitadas para empreendimentos imobiliários, porém sem delineamento correto no plano. Tais erros permitem que a Prefeitura faça modificações futuras sem necessidade de lei ou consulta popular, basta fazer um decreto.

A Prefeitura de Campinas ainda não se manifestou sobre a decisão.
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo suspendeu os pontos do Plano Diretor campineiro em setembro do ano passado, através de liminar.

Na ocasião, a administração municipal disse que acompanha o desenrolar do processo e que estava a disposição para prestar todos os esclarecimentos ao Ministério Público. Também reforçou, à época, que confia na legalidade do processo adotado na discussão e aprovação da Lei do Plano Diretor.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.