Ouça ao vivo

Superlotado, Caism da Unicamp suspende novas internações de gestantes e recém-nascidos

Caism da Unicamp - Foto: Divulgação

O Caism/Unicamp suspendeu por tempo indeterminado a internação de novas gestantes e recém-nascidos. A suspensão teve início ao meio-dia desta terça-feira, 7. A medida se deve à frequente superlotação de 115% das unidades obstétricas e 126% das unidades neonatais do Hospital, chegando a picos de 140%.

O hospital solicita que os Serviços de Saúde e as gestantes, mesmo aquelas atendidas na Unicamp, dirijam-se aos demais serviços de Campinas e região para atendimento devido a impossibilidade de novas internações, seja por transferência ou procura espontânea.

O Caism relata ainda que este problema tem sido informado regularmente aos órgãos públicos responsáveis pela regulação da oferta de serviços de saúde na Região Metropolitana de Campinas, como o DRS-7, a Secretaria Municipal de Saúde e a Central de Regulação da Oferta de Serviços de Saúde (CROSS), e que mesmo assim, o Caism tem recebido da própria CROSS encaminhamentos frequentes de gestantes de alto risco para internação, sempre sob a condição de “vaga zero”. Tais solicitações vêm sendo aceitas mas, diante da situação presente, não serão mais atendidas.

Ainda de acordo com a direção do Caism, a interrupção de novas internações obstétricas e neonatais visa a preservar o bom atendimento às pacientes já admitidas pelo Hospital.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.