Ouça ao vivo

TCE encontra falhas em delegacias da região de Campinas

Foto: Divulgação/ TCE-SP

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo encontrou problemas físicos e estruturais em delegacias de polícia de 17 municípios da região de Campinas. Na 1ª Delegacia Seccional de Polícia de Campinas, por exemplo, foram encontrados fios soltos, além do piso de tacos com buracos em uma das salas. Em um armário com pastas de documentos, as madeiras que separam os compartimentos corriam o risco de ceder devido ao peso dos itens armazenados.

A fiscalização ordenada foi feita em 275 unidades de 225 cidades do território paulista para verificar as condições de trabalho e de atendimento à população. O presidente do TCE São Paulo, Antonio Roque Citadini, explica que o trabalho resultou em um relatório que será entregue ao secretário de Segurança Pública.

Além de Campinas, delegacias de polícia foram vistoriadas ainda em Vinhedo, Valinhos, Sumaré, Santo Antônio de Posse, Mogi Guaçu, Indaiatuba e Paulínia. Em alguns desses locais, ainda segundo o presidente do TCE Estadual, o banheiro disponibilizado para o público tinha vazamento e outros problemas.

Além disso, situações de falta de organização também foram percebidas. Entre elas, espaços insuficientes para o armazenamento de armas dos policiais. Foram checadas também questões funcionais e de pessoal, como escalas de trabalho e ainda controles de ponto, efetivo e de equipamentos e viaturas.

O relatório preliminar deve ser divulgado, assim como fotos e vídeos da ação fiscalizatória. Os dados serão tabulados e publicados pelo Tribunal de Contas. Realizadas desde 2016, as ‘fiscalizações ordenadas’ são realizadas de forma surpresa para avaliar a legalidade e a qualidade do gasto dos recursos públicos.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.