Ouça ao vivo

Vivendo e não aprendendo, disco clássico do Ira !

Foi no dia 11 de outubro de 1986 na Praça do Relógio na USP que a banda Ira ! subiu ao palco para o show de estreia do lp que iria marcar a sua autoafirmação  como também ser um dos ícones do rock brasileiro dos anos 80 , aonde  por volta de 40 mil pessoas testemunharam a força do álbum Vivendo e não aprendendo.

O segundo álbum do Ira ! foi praticamente forjado a ferro e fogo com toda as dificuldades que possa existir entre artista e produtor musical no quis respeito a concepção do projeto no qual o desentendimento da banda com o produtor Liminha fez com que o restante das gravações e mixagem fossem transferidas do  Rio de Janeiro para  São Paulo.

Sem entrar no mérito se o choque ajudou a banda a ter uma visão mais critica sobre o trabalho ou se tudo foi  um simples problema de relacionamento … o fato é que nesse projeto a banda apresentou um desfile de clássicos que levaram o Nasi, Edgard Scandurra, André Jung  e Ricardo Gaspa a estarem  presentes na mídia de forma assídua.

Vivendo e não aprendendo foi um projeto  bem sucedido do Ira ! com a estimativa de ter atingido em vendas a marca de  250 mil unidades . Valor esse que só foi superado em 2004  com o cd Acústico MTV, que trazia releituras de sucessos da banda.

Pobre Paulista a princípio a gravadora  WEA tinha a pretensão de usa-la como musica de divulgação  só que  para isso ela teria que ser regravada  em estúdio para ser usada como playback, porém  o Ira ! optou por deixar no lp  a versão ao vivo. Já a letra de Pobre Paulista obrigou a banda a dar  explicações  sobre o conteúdo não ter a intenção racista.

Vivendo e não Aprendendo teve a sua produção finalizada com um velho conhecido do Ira !  o produtor   Pena Schimidt, que alias foi  um dos pilares da produção fonográfica do rock  brasileiro  dos anos 80 principalmente  ao ajudar as bandas de São Paulo   a se profissionalizarem.

Influenciados pela  rock inglês do grupo  The Jam com a bela música  Flores em Você que inclusive foi tema de abertura da novela O outro da TV  Globo

Confira esta edição

entre em contato

musicaecultura@cbncampinas.com.br

Produção

Walmir Bortoletto

Edição

Paulo Girardi

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.