Ouça ao vivo

Concessionária faz campanha para incentivar a doação de sangue

O mês de Junho foi instituído pelo Ministério da Saúde como o Junho Vermelho, mês de conscientização sobre a importância da doação de sangue.

No estado de São Paulo, desde 2017, a campanha ganhou status de lei estadual e foi abraçada por entidades públicas e empresas da iniciativa privada.

Entre elas, a concessionária CCR Auto Ban, que administra o complexo de rodovias Anhanguera Bandeirantes.

Segundo o coordenador de tráfego da concessionária, João Moacir da Silva, há 13 anos a empresa desenvolve a campanha de doação junto aos colaboradores e também com os usuários das rodovias.

Ao longo dos últimos 13 anos mais de 4.600 colaboradores da concessionária participaram da campanha.  Entre eles está Anderson Rogado, que participa desde o inicio. Para ele a doação é um ato de solidariedade.  Além de doar ele também procurar incentivar os colegas a fazerem mesmo.

A também colaboradora da concessionária, Janaína Prodócio, acabou se tornado uma doadora especial de plaquetas.

De acordo com a empresa a campanha é desenvolvida em parceria com a Artesp e com os hemocentros das cidades cortadas pelas rodovias.

A recomendação da Organização Mundial da Saúde , a OMS, é de que cada país tenha, entre 3% e 5% de sua população doadora de sangue frequente. No Brasil, o índice fica em 1,8%, enquanto em alguns países da Europa, o índice atinge cerca de 7%.

Para homenagear os doares a OMS instituiu o dia 14 de junho como sendo o Dia Mundial do Doador de Sangue.

Qualquer pessoa, em boas condições de saúde, à partir  de 16 até 69 anos e com mais de 50 quilos é considerada doadora potencial.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.