Ouça ao vivo

Cresce parcela dos que procuram emprego há mais de 2 anos

Foto: Valéria Hein

A parcela dos que procuram emprego há mais de dois anos no Brasil avançou de 17,4% no 1º trimestre de 2015 para 24,8% no mesmo período de 2019, atingindo 3,3 milhões de pessoas. O crescimento foi de 42,4% em quatro anos, segundo análise de mercado de trabalho divulgada pelo Ipea. O desemprego de longo prazo atinge mais as mulheres. São 28,8% de desempregadas há pelo menos dois anos, contra 20,3% dos homens. Em Campinas, as mulheres que estão nesta situação confirmam essa tendência.

Rosilene Tomasin também acredita que a situação está pior para as mulheres. Os jovens também estão entre os que mais sofrem com o desemprego, o que leva muitos a optarem pelo mercado informal ou autônomo. Jefter Gonçalves tem 22 anos e trabalhava como autônomo, uma atividade que ele conta estar se tornando cada vez menos atrativa por causa do aumento da demanda. Se para o jovem está difícil, para quem tem mais de 40 anos a situação não muda muito.

O técnico de Farmácia, Nilson de Oliveira Miele, perdeu o emprego porque a empresa onde ele trabalhava o substituiu por funcionários de empresas terceirizadas. Só que mesmo nas terceirizadas ele não consegue uma chance por ter qualificação demais. A taxa de desemprego no Brasil ficou em 12,5% no trimestre encerrado em abril, atingindo 13,2 milhões de pessoas.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.