Ouça ao vivo

Dória deixa de lado delegacias da RMC e prioriza reformas na capital

As delegacias da região de Campinas ficaram de fora do pacote de reforma das unidades anunciado pelo Governador de São Paulo, João Dória.  Ao todo serão reformadas 120 delegacias, sendo 94 unidades na capital, 25 na região metropolitana de São Paulo e, no interior, apenas uma, em Lorena, no Vale do Paraíba.

A estimativa é que as obras comecem em julho e sejam concluídas no primeiro semestre de 2020.

Dória afirmou que até o final do mandato, todas as delegacias serão reformadas e transformadas e deixadas em um padrão “Poupatempo” no que diz respeito a apresentação e ao atendimento na unidade. Ele justificou a priorização das unidades escolhidas

Apesar de dizer que as delegacias no interior estão em razoável ou bom estado, não foi bem isso o que apontou o Tribunal de Contas de São Paulo que, em maio passado,  realizou uma vistoria surpresa em 275 unidades de 225 cidades do território paulista para verificar as condições de trabalho e de atendimento à população.

Na região de Campinas, foram vistoriadas delegacias em 17 municípios da região. Na 1ª Delegacia Seccional de Polícia de Campinas, por exemplo, foram encontrados fios soltos, além do piso de tacos com buracos em uma das salas. Em um armário com pastas de documentos, as madeiras que separam os compartimentos corriam o risco de ceder devido ao peso dos itens armazenados.

Além de Campinas, delegacias de polícia foram vistoriadas ainda em Vinhedo, Valinhos, Sumaré, Santo Antônio de Posse, Mogi Guaçu, Indaiatuba e Paulínia. Em alguns desses locais, ainda segundo o presidente do TCE Estadual, o banheiro disponibilizado para o público tinha vazamento e outros problemas.

À época, o presidente do TCE São Paulo, Antonio Roque Citadini, citou os diversos problemas encontrados.

De acordo com informações do governo paulista, serão investidos R$ 480 milhões através de uma parceria com a iniciativa privada, que irá custear toda a reforma. O plano contempla reparo das estruturas físicas, com foco na reforma dos telhados, na parte elétrica, hidráulica e pintura, além de equipamentos.

De acordo com a Secretaria de Segurança, a ideia é que o policial tenha conforto e uma boa infraestrutura e que a população tenha um bom atendimento, separando o atendimento que é feito pela PM, quando traz alguém preso, e o atendimento do público que vem fazer uma notificação de algum problema.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.