Ouça ao vivo

Gonzaguinha, política e poesia !

Foi na manhã do dia 29 de abril de 1991, na região sudoeste do PR a cerca de 420 km de Curitiba que Gonzaguinha  se envolveu em um acidente fatal de automóvel.  Foi desta forma que  terminou prematuramente aos 46 anos a carreira desse cantor e  compositor que  fez da sua arte uma reflexão sobre a  vida.

Ao lado de Aldir Blanc , Ivan Lins … entre outros compositores Gonzaguinha  formou na década de 70 o Movimento Artístico Universitário. Com uma postura política bem intensa, Gonzaguinha foi até citado na época como “ Cantor Rancor ” esse grupo teve um importante papel para musica popular brasileira. O que resultou no programa da TV Globo  – Som Livre Exportação.

O discurso áspero que Gonzaguinha empregava em suas  canções  seguia um caminho contrário ao interesse do governo militar. O que lhe rendeu várias visitas ao DOPS, órgão do governo que tinha função de controlar e reprimir.

O ano de 1975 trouxe mudanças importantes para o compositor. Depois de se ausentar por 8 meses para se recuperar de uma tuberculose, Gonzaguinha passou a ter uma postura mais a vontade no palco além de dar inicio a uma serie de shows por todo o Pais.

A partir de 1979 Gonzaguinha começou a colecionar uma série de sucessos em sua carreira. Com uma   qualidade artística indiscutível, Gonzaguinha demonstrou maturidade em suas idéias principalmente sobre a dimensão política do homem.

Nos últimos 10 anos de vida Gonzaguinha fixou residência em Belo Horizonte. A vida mais calma em Minas foi marcada pelos passeios de bicicleta em volta da lagoa da Pampulha, foi o período mais introspectivo em sua carreira.  Nesta fase Gonzaguinha também se dedicava a pesquisa de novos sons.

Em 1981 Gonzaguinha e  Luis Gonzaga  participaram da turnê  “ Vida de Viajante ”, Mais do que a união de dois estilos do Brasil rural do baião com  as canções comprometidas com os temas sociais. Foi a reaproximação de Pai e Filho que deixaram a magoa e o ressentimento na poeira da estrada.

 

Confira esta edição

 

entre em contato

musicaecultura@cbncampinas.com.br

Produção

Walmir Bortoletto

Edição

Paulo Girardi

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.