Ouça ao vivo

Motoristas fecham terminais Ouro Verde e Vila União em Campinas

Motoristas da empresa VB1, em Campinas, interromperam a circulação dos ônibus, na tarde desta sexta-feira, e pararam os Terminais Ouro Verde e Vila União. De acordo com a Emdec, a Guarda Municipal está nos locais negociando a reabertura dos terminais. Agentes da empresa também estão presentes para orientar o trânsito nas regiões.

Segundo o SetCamp (entidade que representa as companhias responsáveis pelos ônibus), caso os motoristas não voltem ao trabalho imediatamente, a concessionária VB1 iniciará processo de demissão por justa causa.

A informação é de que o protesto ocorre contra o não pagamento do acúmulo de função no valor de R$ 400,00. Essa verba passou a ser paga após o fim da presença do cobrador nos coletivos e agora, com o fim da circulação de dinheiro nos ônibus, o valor seria passado para o vale-refeição.

De acordo com o SetCamp, a manifestação atinge somente a área 1, azul claro, e “a maior parte da operação” está normalizada. São cerca de 50 dos 480 motoristas que estão parados. 

A entidade ainda afirmou que é inadmissível que os usuários do transporte urbano em Campinas sejam prejudicados por questões internas que envolvem a disputa de poder no Sindicato dos Rodoviários de Campinas e Região. Na terça-feira desta semana, os trabalhadores da categoria, em assembleias realizadas às 10 horas e às 16 horas, aprovaram um reajuste de 5% sobre o salário do dia 1º de maio, além do atendimento da reivindicação de transformar o vale-refeição em vale-alimentação e, no caso específico dos motoristas, ficou estabelecido o pagamento de vale-refeição no valor de R$ 400,00 no dia 15 de todo mês.

O reajuste dos salários, inclusive, superou o índice inflacionário de 4,76% (IPC), ou seja, em um cenário de crise econômica e desemprego, as concessionárias atenderam a reivindicação da categoria.

O SetCamp e o Sindicato dos Rodoviários assinaram na quarta-feira o acordo coletivo de trabalho e todas as concessionárias efetuaram o pagamento dos salários dentro do prazo estabelecido na assembleia, cuja decisão é soberana.

Hoje, um grupo de motoristas da VB Transportes e Turismo, empresa que opera a Área 1, fizeram um protesto dentro do Terminal Ouro Verde e, pela segunda vez, trouxeram prejuízos à população que depende do transporte.

Por fim, o SetCamp disse que estuda medidas jurídicas para que os responsáveis pelo desserviço prestado à população sofram as consequências dos seus atos irresponsáveis.

A Emdec também informou que toma todas as medidas operacionais cabíveis para que a situação seja prontamente solucionada e os usuários do transporte público não sejam prejudicados pela manifestação.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.