Ouça ao vivo

MP assinada por Jair Bolsonaro em abril promete auxiliar na desburocratização para abertura e condução de novos empreendimentos

No final do mês de abril o presidente da república, Jair Bolsonaro, assinou a Medida Provisória (MP) nº 88, chamada de Declaração de Direitos de Liberdade Econômica.

A medida altera várias leis, como o Código Civil e a Lei das Sociedades Anônimas.

A intenção da MP é alavancar o empreendedorismo, e desburocratizar a atividade econômica.

O Professor de Direito Trabalhista da Universidade Presbiteriana Mackenzie,
Elton Duarte Batalha, a MP não é uma revolução em relação ao assunto, mas traz avanços.

O professor Batalha detalha alguns dos principais pontos da Medida Provisória.

A presunção de boa fé do particular representa inversões em procedimentos que podem ajudar a acelerar a abertura e andamento de negócios, sendo um instrumento de desburocratização.

Ou seja, procedimentos e obtenção de alguns documentos poderão ser solicitadas, por exemplo, após, e não mais antes, da abertura de um negócio ou da execução de determinada ação necessária ao empreendimento.

Batalha afirma que o resultado prático apresentado por iniciativas liberais iniciadas no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) aumentaram a aceitação do liberalismo na população, e citou a evolução ocorrida nas telecomunicações do país após a privatização do setor.

Porém, mesmo defendendo uma intervenção menor do estado nos negócios, Batalha destaca a importância das agências reguladoras na manutenção de bons serviços e respeito ao consumidor por parte das empresas privadas.

A MP da Liberdade Econômica tem validade de 60 dias, prorrogável por mais 60. O congresso terá obrigatoriamente de discutir o assunto e votar para que as medidas se tornem lei e passem a valer permanentemente.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.