Ouça ao vivo

Os 32 radares de velocidade de Valinhos entraram em operação, nesta segunda-feira

Foto: Valéria Hein

Começa nesta segunda-feira a operação dos pontos do sistema de radares eletrônicos de fiscalização de trânsito de Valinhos. Houve duas semanas para adaptação, mas agora é pra valer. Os 32 equipamentos começaram a fiscalizar e autuar quando houver infração. A maioria dos motoristas não gostou nem um pouco da novidade.

São quatro grupos de radares.  19 de velocidade fixos, seis de controle de avanço em sinal vermelho e parada sobre faixa de pedestres, quatro para avanço de sinal vermelho e velocidade e três lombadas eletrônicas. Só na Avenida dos Esportes são quatro equipamentos. O que é um exagero, na análise do motorista de Valinhos, Vando Santos.

Mas, de acordo Mauro Andrino, secretário municipal de mobilidade urbana, não há exagero no número de radares instalados e existe sim a necessidade de reduzir e prevenir acidentes nas vias que apresentam maior risco. Mas, o motorista, Cleber Junior, continua sem entender qual a necessidade de lombada eletrônica, como na Rua São Paulo, por exemplo, numa cidade, segundo ele, tão tranquila.

Mauro Andrino garante, no entanto, que não há essa variação de velocidade nas vias da cidade. A campanha para divulgação começou em abril, com faixas e placas de orientação pela cidade e sinalização de solo sobre o limite de velocidade permitido nas vias, que varia de 40 a 60 quilômetros por hora.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.