Ouça ao vivo

Prefeitura de Campinas atrasa pagamento e zeladores de unidades educacionais podem paralisar atividades

Funcionários da zeladoria, que trabalham nas unidades educacionais de Campinas ameaçam paralisar as atividades em função do atraso no pagamento.

A Staff’s Recursos Humanos Ltda,empresa que presta o serviço à prefeitura e que tem sede em São José do Rio Preto, enviou aos funcionários um comunicado garantindo que o salário será depositado nesta sexta-feira, dia 14. A empresa pede auxílio e compreensão dos trabalhadores alegando que desde o início do contrato com o município, a prefeitura tem atrasado os pagamentos.

Diz ainda que, desde fevereiro passado, por ocasião da renovação do contrato, a Staff’s não recebeu mais nenhum pagamento da prefeitura. Ainda no comunicado, lembrou aos trabalhadores que em 2017 e 2018, apesar de a empresa repassar os reajustes aos funcionários, os valores não foram repassados da administração municipal à empresa.

Por fim, a empresa responsável pela zeladoria nas unidades escolares de Campinas pede desculpas pelos transtornos causados e pede, mais uma vez, a colaboração dos trabalhadores.

Informações obtidas no Portal da Transparência da Prefeitura de Campinas dão conta de que o contrato entre a Staff’s e o Município foi renovado em 22/02/19 e reajustado em 6,71%. O valor para os próximos 12 meses é de R$ 22.817.652,48. O contrato entre as partes teve início em fevereiro de 2017 e prevê o fornecimento de 256 zeladores, sendo 203 para o período diurno e 53 para o noturno.

O funcionário tem a função de abrir e fechar a escola, fazer a manutenção predial (elétricas e hidráulicas), ajudar na locomoção de alunos deficientes até a perua escolar, entre outras atribuições.

Em nota, a prefeitura de Campinas afirmou que tem feito todos os esforços para pagar em dias os fornecedores e as empresas que prestam serviços para a Administração municipal. Eventuais atrasos estão sendo sanados à medida que os recursos entram nos caixas do município.

Com relação a empresa citada, eventuais atrasos não ultrapassam 90 dias da data de vencimento da nota. Segundo a Lei de Licitações, os serviços prestados à Administração Municipal só podem ser suspensos após 90 dias de atraso nos pagamentos por parte do Poder Público.

A empresa Staff’s foi procurada mas não retornou as ligações até o fechamento da reportagem.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.