Ouça ao vivo

Secretaria de Saúde de Indaiatuba nega surto de meningite no município

Foto: Prefeitura de Indaiatuba

Indaiatuba contabiliza em 2019, três mortes por meningite e uma quarta morte, ainda é investigada a causa. Além dos óbitos, outras 20 pessoas contraíram a doença mas já foram curadas e passam bem.

Mesmo diante dos números, a pasta nega um surto da doença justificando que, de acordo com o Guia de Vigilância Epidemiológica do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo, um surto pode ser definido como a ocorrência de três ou mais casos confirmados ou prováveis, num período menor ou igual a três meses, que residam na mesma área geográfica e com uma taxa de ataque igual ou maior a dez casos em 100 mil indivíduos.

Segundo a prefeitura, desde o início do ano Indaiatuba registrou em toda a cidade, 20 casos, sendo: 15 virais; três Bacterianas não determinadas; uma Neisseria B e uma Bacteriana E.coli. Os casos que evoluíram para a morte foram um por Neisseria Y (17 anos, óbito e fevereiro), uma meningite Viral enterovirus (oito meses, óbito em março) e um caso de Streptococcus pneumoniae (1 ano e 2 meses, óbito em maio).

A morte investigada trata-se de uma criança de 1 ano e 2 meses em investigação com suspeita de meningite Viral, até o momento não confirmada pelo Instituto Adolfo Lutz.

A Secretaria de Saúde informou também que o quantitativo de meningite em 2019 está dentro da média histórica e que entre o outono e inverno sempre há mais casos de contágio. Indaiatuba acompanha rigorosamente todos os casos suspeitos e confirmados, seguindo todos os protocolos de ações de acordo com o Ministério da Saúde.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.