Ouça ao vivo

O início da Tropicália

Inspirado pela  semana de arte Moderna de 22, um grupo de artista lançou um movimento que buscava  uma nova identidade  para a  cultural brasileira, intitulado Tropicalismo. Era um período de efervescência  política e cultural não só no Brasil como em todo mundo. E os chamados Tropicalistas produziram vários discos  que marcaram época. Em 1968 foi lançado o projeto   coletivo Tropicália ou Panis et Circenses. Considerado a pedra fundamental do Tropicalismo esse LP reuniu  em 12 faixas  todos os elementos dessa nova proposta.     Com arranjos do maestro Rogério Duprat,   o disco trouxe  o antigo misturado ao novo, o erudito junto  ao popular, e o pop ao lado do  folclore. Os cantores de compositores Gilberto Gil e Caetano Veloso lideraram o projeto ao lado de  Gal Costa e  Tom Zé. O LP Tropicália  também contou com as  participações de Nara Leão e os Mutantes.  Na emblemática capa estavam todos lá além do engajado letrista  Capinam representado por foto e do  poeta Torquato Neto.   Já  na contra capa tinha   um inusitado roteiro de cinema  escrito por Caetano Veloso onde os personagens eram os próprios Tropicalistas.

O Brasil respirava o clima dos  festivais e o  governo militar aumentava a pressão aos  opositores , e dentro desse contexto a rebeldia tropicalista ganhava força o que fez de Tropicália ou Panis at Circenses conquistar o status de manifesto.   Entre as faixas mais panfletárias, a música Geléia Real de Gil e Torquato Neto trouxe a tona essa discussão.

O LP Tropicália recebeu também uma forte  influencia da cultura pop com o  clássico disco dos Beatles Sargent Pepers  com  sua concepção inovadora, faixas ininterruptas,  sons de orquestra , arranjos psicodélicos e   ruídos.

O nome do movimento foi inspirado em uma obra, do artista plástico Hélio Oiticica . Mas o  Tropicalismo  foi além dos discos e também levou a sua estética para o cinema. Como no   filme de Glauber Rocha – Terra em Transe  com a sua atmosfera revolucionaria e radicalização política. Além da peça O Rei da Vela, de Oswald de Andrade com direção de José Celso Martinês.

Desconstruir as formas era uma das principais características do movimento Tropicalista. E a influencia estrangeira seria ao mesmo tempo colonizadora e redentora. O movimento foi sufocado pelo regime militar com a   exílio de Gil e Caetano em Londres.    Mas    a semente já estava plantada com o  Tropicália  ou Panis et Circenses um disco inquieto, revolucionário mas acima de tudo brasileiro, aqui dentro e lá fora.

Acompanhe esta edição

 

 

entre em contato

musicaecultura@cbncampinas.com.br

produção

Walmir Bortoletto

edição

Paulo Girardi

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.