Ouça ao vivo

Umidade do ar sobe, mas nível em Campinas ainda preocupa

Depois de entrar em estado de alerta com 24,7%, Campinas teve melhora no índice de umidade relativa do ar. Só que a situação ainda é preocupante. Um dos motivos é a expectativa de aumento no registro de queimadas. O outro é a tendência de um inverno quente em meio ao período habitual de seca.

O coordenador da Defesa Civil da cidade, Sidnei Furtado, reconhece que os assuntos estiveram em pauta em uma reunião entre os órgãos municipais. O estado de atenção é declarado quando a umidade relativa do ar está entre 20% e 30%. Em casos assim, várias recomendações são feitas à população.

Exercícios físicos ao ar livre devem ser evitados entre 11h e 15h. Além disso, o uso de vaporizadores e toalhas molhadas é indicado em ambientes fechados. Outro lembrete é sobre a queima de materiais ou de vegetação. A ocorrência é comum nessa época e deve agravar ainda mais com a temperatura mais alta.

No último boletim divulgado pela Defesa Civil, na tarde do dia 27, o nível de umidade relativa do ar estava em 40,1%, colocando Campinas em observação. Para conferir o índice, ter mais informações sobre o assunto e ter acesso a todos os alertas emitidos, basta acessar o site resiliente.campinas.sp.gov.br.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.