Ouça ao vivo

Campinas participa de um Mutirão Nacional contra o Câncer Colorretal

Foto: Valéria Hein

A cidade de Campinas foi incluída num Mutirão Nacional Contra o Câncer Colorretal, nesta quinta-feira. A ação social é promovida pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva e ocorre em 17 cidades do Brasil. Em Campinas, o local da ação é o Hospital da PUC e os pacientes encaminhados para receber o procedimento foram selecionados previamente.

O médico da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva, Lix Alfredo Reis de Oliveira, coordenador do mutirão em nível nacional, explica que esse exame exige o preparo do paciente na véspera do procedimento. De acordo com o Dr. Lix Alfredo Reis de Oliveira, é preciso mobilizar a população e o poder público para a criação de um Programa Nacional de Prevenção do Câncer Colorretal.

Ele explica que o câncer colorretal é o único possível de ser detectado antes mesmo de a doença ter se instalado. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, por ano, ocorrem  no Brasil 36 mil novos casos dessa doença, que só apresenta sintomas quando está em estágio avançado.

De acordo com Pedro Ishida, médico e chefe da endoscopia e colonoscopia do Hospital da PUC Campinas, o câncer colorretal é uma doença lenta que se origina a partir de pólipos, que são benignos e podem ser retirados antes de se tornarem malignos.

O sedentarismo e hábitos alimentares, como o consumo excessivo de carne vermelha e alimentos processados estão entre os fatores que contribuem para que a doença se desenvolva. A incidência maior ocorre entre as mulheres. É o segundo mais comum depois do câncer de mama. No homem, o câncer colorretal é o terceiro mais comum.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.