Ouça ao vivo

Delegado Oswaldo Diez destaca queda de homicídios em Campinas e importância do trabalho de inteligência da Polícia

O coordenador da Unidade de Inteligência Policial do Deinter 2, delegado Oswaldo Diez Filho, afirma que o número de casos de homicídios caiu consideravelmente em Campinas nas duas últimas décadas. Ele afirma que em 2000 a cidade teve mais de 600 homicídios registrados, e que os números vêm caindo desde então. “Durante minha carreira, quase 30 anos aqui em Campinas, fui delegado do setor de homicídios em três oportunidades. O ano de 2000 foi um ano violento em nossa região, nossa cidade, não tenho o número exato de homicídios naquele ano, mas sei que ultrapassaram 600 homicídios no ano, e posso afiançar que comparando com aquela época, hoje Campinas está muito mais segura, ou seja, muito menos homicídios”.

De fato, as estatísticas da Secretaria de Segurança Pública mostram a queda gradativa dos números de homicídios dolosos na cidade. Em 2001 foram 542 casos. Em 2006 o número já havia caído para 163. Em 2011 foram 146. E no ano passado foram 136.

Diez explica a importância do trabalho de inteligência da Polícia na prevenção de crimes e identificação de criminosos. “O trabalho de inteligência policial é fundamental no intuito de prever os acontecimentos futuros, identificar, conseguir compilar os dados fornecidos pelas fontes para tentar antever a ação delituosa, e ocorrendo o fato criminoso, o setor de inteligência vai tentar facilitar a identificação para as delegacias que estão atuando no delito”.

O delegado destacou ainda a importância da Delegacia da Defesa da Mulher, e o benefício que a 1ª DDM trará no combate ao crime em Campinas assim que passar a funcionar 24 horas por dia, o que já foi autorizado pelo governo do estado, e depende da contratação de pessoal para a unidade. “As Delegacias de Defesa da Mulher são importantíssimas no combate à criminalidade nos municípios, ela não tem só a função de combate aos crimes combatidos contra a mulher em si, e também contra a criança independente do sexo, então a DDM aberta 24 horas irá dar condição para que esse tipo de delito seja observado e combatido durante 24 horas”, finaliza.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.