Ouça ao vivo

Federal Invest Campinas ajuda pequenos e médios empresários a gerar fluxo de caixa

Uma das grandes dificuldades enfrentadas pelas pequenas e médias empresas e profissionais liberais, principalmente em momentos difíceis, é com o fluxo de caixa da empresa para fazer frente aos compromissos. Ao contrário das grandes empresas ou multinacionais, estes nichos empresariais acabam realizando vendas a longo prazo, comprometendo seu caixa a curto e médio prazo.

Para sair dessa situação, as empresas muitas vezes recorrem a empréstimos bancários, pagando juros elevados. Uma das alternativas oferecidas pelo mercado é a venda de duplicatas a vencer futuramente, recebendo o valor na hora, com custos muito menores.

Segundo Elcio Szwif, diretor da Federal Investe, agência Centro em Campinas, a venda a longo prazo, com até 120 dias para recebimento, é normal dentro do mercado e ajuda a alavancar as vendas de forma significativa. Porém, ele alerta sobre a necessidade de os empresários conhecerem a fundo seus negócios e saber até onde pode chegar para evitar situações desconfortáveis futuramente ou até a quebra da empresa.

“O primeiro passo é a análise do fluxo de caixa. Tenho condições de vender em 120 dias? Muitas vezes a resposta é não. Tenho condições de vender a 90 dias? Muitas vezes a resposta é sim”, exemplifica ele.

“Preciso de ajuda de alguém para me financiar. O que o pequeno e médio empresário poder fazer? Sabendo que a negociação vai pra 120 dias, tem que conhecer quem está do outro lado da mesa, que já tem experiência no que faz. Já coloca um pouco da gordura no custo, no preço. As empresas estão acostumadas, para que você possa antecipar este valor e girar teu fluxo de caixa”.

Szwif alerta que os micro e pequenos empresários precisam, acima de tudo, estabelecer boas parcerias para evitar frustrações com um negócio não realizado e pelas dificuldades provocadas pela falta de recursos. “Se não tiver esta parceria você compromete bens pessoais, além de um grande custo psicológico, que afeta a pessoas e as que estão ao seu redor. Frustramos por não fechar negocio, fechou ou não entra e você tem despesas, você fica de mau humor e as pessoas ao seu redor sofrem com alguma coisa que poderia ser solucionada em parceria em parceria com diversas empresas.

 Relacionamento

Szwif  também falou sobre a importância do relacionamento em seus negócios “Networking faz parte da minha rotina. Dedico pelo menos oito horas durante a semana para relacionamento. Para conhecer as pessoas, entender os negócios, entender onde estão as dores dos pequenos e médios empresários. Porque é lá, conversando com estas pessoas, tomando um café, indo almoçar. Visitando as empresas que vemos como podemos ajudar.”, ensina.

Veja mais dicas de Elcio Szwif de como você pode utilizar os bens recebíveis de forma saudável para sua empresa, acessando a entrevista completa em https://eduardosantana.com.vc.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Eduardo Santana entrevista Leandro Gomes

  Leandro Gomes O entrevistado é Leandro Gomes da WineClooud, uma distribuidora de bebidas através do seu E-commerce especializada em vinho, cervejas artesanais, importadas, Drink’s

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.