Será empossado neste domingo, pela Arquidiocese de Campinas o novo arcebispo metropolitano, Dom João Inácio Müller. Ele veio transferido da Diocese de Lorena, em São Paulo, para ocupar um cargo que estava vacante desde o dia 23 de junho de 2018, quando Dom Airton José dos Santos tomou posse como Arcebispo de Mariana.

Para ocupar a função, o Colégio dos Consultores da Arquidiocese de Campinas elegeu o Mons. José Eduardo Meschiatti como Administrador Diocesano. Dom João Inácio se tornará o 8º Bispo e 6º Arcebispo da Arquidiocese de Campinas. Ele nasceu em 15 de junho de 1960, em Santa Clara do Sul, RS.

Fez a Profissão Religiosa solene perpétua na Ordem dos Frades Menores, no dia 14 de abril de 1985, e foi ordenado sacerdote em 1988. Estudou Filosofia na Faculdade Imaculada Conceição, na cidade de Viamão, em Porto Alegre, e Teologia na PUC do Rio Grande do Sul e no Studium Theologicum, em Jerusalém, além de obter a Licenciatura em Teologia Espiritual no Antonianum, em Roma.

No dia 25 de setembro de 2013, o Papa Francisco o nomeou Bispo da Diocese de Lorena. Dom João Inácio Müller foi nomeado, pelo Papa Francisco, para Arcebispo da Arquidiocese de Campinas no dia 15 de maio deste ano.